Sudoeste: (61) 3344-4900 (61) 98159-4900

Benefícios do Pilates para Hipertensão

Atualmente cerca de 30% da população brasileira é diagnosticada com hipertensão (a famosa pressão alta). O mais chocante é que dentre esses 200 milhões de brasileiros, quase 50% nem imagina que está sofrendo desse mal.

O que eles também não sabem é que o método Pilates além de ser uma ferramenta importante para o condicionamento físico e tratamento de dores agudas e crônicas, também apresenta muitos benefícios para doenças psiquiátricas e cardiovasculares, tais como a hipertensão.

O Pilates fortalece ainda o sistema respiratório e a circulação pois trabalha a respiração tridimensional, ou seja, a caixa torácica se movimenta em 3 direções. Assim, o diafragma e o pulmão são aproveitados da melhor maneira, com todas suas possibilidades.

Outro ponto que é benéfico para os hipertensos é que o método melhora a circulação sanguínea, pois como os exercícios trabalham os membros inferiores e posteriores ao mesmo tempo, a circulação de sangue nessas áreas é ativada. O fluxo sanguíneo para o cérebro também sofre um aumento, assim como para os músculos.

Mas o benefício chave é que o Pilates combate o estresse. Isso mesmo, um dos maiores responsáveis pela hipertensão é controlado e melhorado com a prática do método.

A atividade física faz com que a mente e o corpo fiquem longe do trabalho e assim os sentimentos como nervosismo e ansiedade são automaticamente diminuídos.