Sudoeste: (61) 3344-4900 (61) 98159-4900

Benefícios do Pilates para Patologias na Coluna

Atualmente considera-se que 80% da população em geral sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna, ao decorrer da vida.

As patologias na coluna são sem dúvida alguma o maior número dentro dos Studios de Pilates. Seja hérnia de disco, escoliose ou qualquer outra patologia, o auxílio do Pilates no tratamento tem melhorado, e muito, a reabilitação desses alunos. E o motivo é simples: o método vem carregado de benefícios que melhoram a saúde daqueles que carregam a patologia.

O Pilates é o tratamento mais utilizado para patologias da coluna pois trabalha profundamente a musculatura do abdômen e assim promove uma maior articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga, se tornando a melhor escolha por não lesionar a musculatura.

Antes de citar os benefícios, vamos elencar todas as patologias da coluna que são melhoradas a partir da prática do Pilates como tratamento. São elas:

  • Hérnia de Disco
  • Escoliose
  • Hipercifose
  • Lombalgia
  • Cervicalgia
  • Ciática
  • Cifose
  • Hiperlordose
  • E muitas outras

Para todas essas patologias os benefícios do Pilates são incontáveis, mas vamos citar aqui os mais importantes. Primeiramente, os exercícios são recomendados pois por serem de baixo impacto e realizado com poucas repetições, focando mais em qualidade do que em quantidade, geram resultados mais eficazes e não prejudicam e nem sobrecarregam os músculos e articulações, e assim sofrem menos desgaste.

O Pilates ameniza as dores pois os exercícios promovem um realinhamento da coluna vertebral e o fortalecimento da musculatura abdominal, o que faz com que deixemos de forçar as costas ao fazer algum tipo de esforço físico.

Também, exercícios de fortalecimento e alongamento para partes específicas do corpo, contribuem para a reabilitação de diversas patologias.

O Pilates corrige a postura. O praticante passa a ter consciência corporal e além disso o fortalecimento da musculatura do tronco contribuem para uma sustentação eficaz da coluna. É trabalhado também a estabilização e a mobilização da coluna, o que melhora a função nervosa e vascular do pescoço.

Esse trabalho postura promove uma organização da cabeça e pescoço, diminuindo o risco de lesões e recidivas.

Nós sabemos que tratar qualquer uma das patologias é uma grande responsabilidade, pois se não conhecermos bem o problemas e as necessidades do paciente, assim como trabalhar diretamente na recuperação, dificilmente teremos resultados rápidos.

Whatsapp