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Manutenção da Saúde na Terceira Idade

Ao envelhecer o corpo vai perdendo força muscular e óssea tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e também no coração. E as mudanças não são só físicas. É muito difícil manter o mesmo ritmo de vida quando você já não tem tanta disposição.

Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates é que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, qualquer gênero e qualquer grupo especial. E um dos grupos especiais que crescem cada dia mais dentro dos studios de Pilates são os idosos.

Mas porque essa população se interessa tanto pelo método? A resposta é simples, são exercícios que promovem inúmeros benefícios para idosos.

  • Um grande número de idosos procura os Studios por saúde, como problemas ósseos e musculares (osteoartrose por exemplo) e até dores crônicas. O método ajuda pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgastes.

  • Outro problema muito comum na população idosa é um aumento de problemas cardíacos e respiratórios, o que com os princípios do método podem ser melhor controlados e ensinados.

  • As quedas começam a ser mais frequentes causada por uma fraqueza óssea e muscular e assim ficam mais debilitados precisando fortalecer essa musculatura.

  • Outro dos benefícios do Pilates para idosos é uma melhora no bem estar na vida dessas pessoas, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar as atividades regulares do dia a dia assim como os exercícios físicos.

  • O método melhora a saúde articular pois os exercícios proporcionam uma maior flexibilidade e isso previne e reduz a rigidez das articulações. Assim, podem ser aliviados alguns desconfortos causados por problemas como a artrite.

  • Amenizam as dores pois promovem um realinhamento da coluna e um fortalecimento da musculatura abdominal deixando de forçar as costas ao realizarmos algum esforço físico.

Confira mais especificamente outros benefícios do Pilates para os praticantes idosos:

  • Alívio da dor

  • Alívio do estresse;

  • Prevenção de lesões

  • Melhora dos reflexos

  • Melhora a mobilidade

  • Melhora a flexibilidade

  • Maior percepção dos movimentos

  • Melhora do equilíbrio

  • Melhora da velocidade de andar

  • Melhora da auto-estima

  • Diminuição da depressão

  • Mantém o peso corporal

  • Fortalece os músculos das pernas e costas

  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea

  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares

  • Melhora as reações posturais.

Os benefícios do método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade nas articulações e postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

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